9 de março de 2010

Bullying


Como agressores ou vítimas grande maioria dos alunos em Portugal já estiveram envolvidos em actos de bullying. O bullying é um comportamento agressivo, intencional e repetido, que acontece na escola para causar dano. O agressor é normalmente uma pessoa com uma baixa resistência à frustração e com dificuldades a nível da socialização. A vítima, por sua vez, tende a ser uma pessoa introvertida, com baixa auto-estima, que não reage nem se queixa. O veículo mais rápido, para algumas crianças e adolescentes, de se afirmarem perante si próprias e perante os demais é através da violência e agressão físicas.

Este é um problema que para ser resolvido serão preciso tomar medidas. Desde de já, as escolas têm de tratar destes casos com tolerância zero, os alunos têm de ser suspensos e responsabilizados pelos seus actos, com pena de andarmos a criar verdadeiros anarquistas. Os professores e os auxiliares de acção educativa, que maior parte das vezes não têm formação para lidar com conflitos, deveriam começar a ser sensibilizados para tais situações. E quando falo que os alunos deveriam ser suspensos não digo manda-los para casa, pois isso queria a maior parte deles, mas sim serem acompanhados por psicólogos, obriga-los a participar em aulas extra, intervalos das aulas reduzido, permanência na escola num certo isolamento das habituais companhias. Mas estes actos não ocorrem só na escola, e aí é que está o grande problema.

Os pais têm de ter o papel mais importante nesta história toda. Pois o bullying é acima de tudo uma falta de respeito pelo próximo, e quem mais para dar esse valor a uma criança senão os pais?! Não se pode passar a vida a culpar a televisão, a internet e os vídeo jogos como os grandes malefícios destes jovens. Os pais devem e têm que ser responsabilizados. E como, muitas vezes, não aceitam regras, ou são arrogantes, imaginando que sabem tudo, concordo que haja multas, pois é a única linguagem que entendem, bem como a sua criminalização pela violência dos filhos. Infelizmente este tipo de violência gratuita está cada vez mais enraizado na sociedade. A minha última palavra é certamente para as vitimas, estas devem ter um acompanhamento especializado bem como um esforço, por parte dos país, de forma a tentar atenuar os efeitos da discriminação. Porque o bullying é uma questão social.

2 comentários:

Maggy disse...

odeio esta realidade cruel...
Para quando considerar estes ataques crime?? já demora, e já há muitas vitimas...

espero que estejam mais atentos nas escolas...

bjocas

' Claudjinha disse...

Eu fui vítima de Bullying.

O blog "Mulher XL" aborda temas femininos, mas todos os visitantes e seguidores são bem-vindos, inclusivé homens :)

Beijoca