3 de abril de 2010

Estamos a ficar sem tempo


Não é preciso ser uma cabeça pensadora, nem brilhante, para se ver que o aquecimento global nos afecta diariamente. Todos sabemos o ser humano é ganancioso e oportunista é que aproveita tudo para acumular riqueza e poder desrespeitando o meio ambiente. Provavelmente pensamos: "Eu sei que isto não está famoso mas por enquanto não influência em nada a minha vida...". Pois é, mas já há no mundo quem esteja a sofrer imenso com esta situação. Que o digam as vítimas dos recentes desastres naturais.

No nosso dia-a-dia também o começamos a sentir, pois os invernos e os verões são cada vez mais rigorosos e prolongados. Não temos que cuidar do planeta pelos nossos filhos, mas sim por nós. Na cimeira de Copenhaga, do ano passado, os poderosos do mundo não decidiram nada, mas nós podemos no dia-a-dia contribuir com alguns comportamentos ecológicos. Para além dos humanos, os animais já começaram a sofrer na pele há algum tempo. Será que já parámos para pensar? Será só quando estivermos numa situação, idêntica à dos animais, é que pensaremos fazer algo?

7 comentários:

Girl in the Clouds disse...

Estamos a pagar o que se fez!! Pequenos gestos, podem fazer diferença, ou pelo menos ajudam!!

Anónimo disse...

Quanto a mim (e a muitos cientistas), a situação é irreversível.
Que venham agora dizer que os últimos sismos não têm nada de anormal. Também há 20 anos os meteorologistas afirmavam que não havia aquecimento nenhum e agora é o que se vê.
O planeta vive em equilíbrio. Se, por algum motivo o equilibrio é quebrado, a Natureza tem mão pesada.
Se os glaciares estão a derreter, a distribuição do peso de determinada parte da crosta terrestre, vai, de certeza, originar tremores de terra. Basta um pouco de conhecimento sobre o que os origina, para entender isto.
A crosta está sobre lava, como um barco sobre a água e sabemos o que acontece a um barco se tiver mais peso de um lado.
Para mim, nós já estamos meio mortos.

Abraço.

Marta Inês disse...

Isso já será tarde demais! Eu já tenho bastante cuidados com a natureza, falo por mim...

belo blog :)
e não... tirar pelos com cera no nariz não faz assim tanto doer!

beijinhos*

Catherine disse...

gosto deste blogue! ;D

Catherine

x disse...

O egoísmo humano não tem limites infelizmente...

Unknown disse...

o problema é que os que cá vivem hoje não querem saber dos que irão cá viver amanhã...

Ana Catarino disse...

É assustador o futuro do planeta Terra. E sabes que mais? Chamem-me o que quiserem, mas tenho mais pena dos animais do que dos seres humanos... Nós não merecemos viver num sitio lindo e maravilhoso, que fomos destruindo ao longo dos séculos, e onde não seremos os unicos afectados!
Devia ter sido feito algo urgente há anos e anos atrás... Será que nunca vamos entender?